quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sete igrejas da Ásia


Começaremos a estudar as sete igrejas da Ásia (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia) que aparecem na Bíblia Sagrada no livro de Apocalipse em seu capítulo de número 2 a seguir.
A primeira é a igreja em Éfeso. A ela o Senhor diz:
2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
6 Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas (CONQUISTADORES DE LEIGOS), as quais eu também odeio.
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.

Em resumo, essa igreja tinha “tudo de bom” mas abandonou o primeiro amor; parecia religar o homem à Deus mas não o fazia.
E ainda adverte: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.”o que significa que quando pecarmos devemos refletir sobre nosso erro e de onde caímos, arrepender-nos e voltar-nos à Deus praticando o que diz a sua Palavra.
Essa igreja ainda não apoiava as obras dos nicolaítas, ou seja, aqueles conquistadores de leigos. Aqueles que aproveitam-se do pouco conhecimento da Bíblia Sagrada e enganam a muitos com suas pregações.
Mas no último versículo de nosso estudo temos uma gloriosa promessa: “Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.”
Que tenhamos o discernimento de DEUS para não sermos da igreja de Éfeso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário