domingo, 5 de setembro de 2010

Tiatira


A quarta igreja da Ásia que recebe mensagem de Deus por intermédio do apóstolo João é a igreja de Tiatira.

“Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido.”

Note que o apóstolo começa a discorrer sobre o autor da mensagem identificando-o (Filho de Deus). Logo ele o qualifica (tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido). Ele tudo vê e, bronze nos fala, de realeza, poderio, que tem o Filho de Deus.
Primeiramente esta igreja recebe “elogios”. Mas no verso 20 a igreja de Tiatira recebe uma crítica; tolero Jezabel com sua mentira autodenominando-se profetiza, comia e ensinava os servos do Senhor a comerem das oferendas de falsos deuses. E pior: seduzia-os para praticarem a prostituição.

Diz-nos a Palavra do Senhor que “ O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”. (Pv. 28 v. 13)
No versículo 21 Deus diz que deu tempo para que Jezabel se arrepedendesse mas ela não arrependeu-se do pecado.
Vem a punição ao seu delito contra Deus: “Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.” De Deus não se zomba! Como esta persiste no erro, sobre ela e aos que com ela adulteram, é imputado o castigo:” Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.”
Mas aos demais moradores de Tiatira, que não seguiram essa doutrina e que não conheceram as coisas profundas de satanás, Deus diz:” Outra carga não jogarei sobre vós;” “tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.”
Isso quer dizer que Ele não estava falando de algo estranho à esta igreja. Não estava cobrando nada além do VERDADEIRO CRISTIANISMO.
Mas para aqueles que perseverarem “Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações”. Que promessa tão maravilhosa!
E mais:” e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;”Será que algo pode intimidar-nos?
Ainda ao vencedor lhe é prometida a estrela da manhã, ou seja, sua direção e liderança naquela hora escura das tribulações e provações.
Finaliza com uma exortação: “QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS”