domingo, 15 de agosto de 2010

Pérgamo


A terceira igreja,a de Pérgamo, a Palavra que veio foi:
Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes:
13 Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
14 Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.
15 Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.
16 Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.
17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.

Como Ele é Onisciente, conhece tudo, inclusive aquele âmbito onde estava inserida aquela igreja. Ali era o trono de Satanás já que ali ele agia com legalidade principalmente na idolatria excessiva da cidade ao ponto de deixar-se levar por doutrina pagã.
É enaltecido o fato de a igreja de Pérgamo ter guardado sua crença. Mesmo diante do que ocorreu com Antipas. “Antipas é mencionado somente aqui. Evidentemente foi um mártir, provavelmente da própria congregação em Pérgamo. Foi morto entre eles, na cidade onde Satanás habitava. Antipas se mostrou fiel até a morte (veja 2:10).” http://www.estudosdabiblia.net/d131.htm
Mas existem contras à esta igreja na mensagem que recebeu. Na cidade haviam aqueles que os que eram adeptos, seguidores de Balaão que aparece em Números 22-25; 31:16. O povo de Israel foi levado à idolatria em uma festa mediante um convite de Balaão. Em conseqüência deste pecado Deus mandou uma praga que matou 24.000 israelitas.
Ainda piorava a situação desta igreja pois também tinha ali alguns que sustentavam a doutrina dos nicolaítas. Como já vimos são aqueles conquistadores de leigos. Aqueles que aproveitam-se do pouco conhecimento da Bíblia Sagrada e enganam a muitos com suas pregações.
Logo, a advertência: ARREPENDE-TE; E, SE NÃO, VENHO A TI SEM DEMORA E CONTRA ELES (nicolaítas) PELEJAREI COM A ESPADA DA MINHA BOCA.
E a promessa é que o vencedor herdará o maná escondido e um novo nome que ninguém o conhece somente o que recebe esse nome.