domingo, 25 de julho de 2010

Salmos 23


Nesta passagem, uma das mais conhecidas da Bíblia Sagrada, vemos mais uma vez a confiança, do autor desse texto. Aqui, o salmista Davi coloca a sua dependência ao Senhor.
No verso 1 “O SENHOR É O MEU PASTOR; NADA ME FALTARÁ.”, ele fala que seu pastor, seu guia é o Senhor e que assim o sendo, nada o faltará. Que segurança!
O que está nos versos dois em diante são alento para nós e palavras de segurança e amparo do salmista. No verso 2: “Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. “. Aqui temos mais um alento e um encorajamento. Se o Senhor é nosso pastor indica que nós somos rebanho Dele. E, para um rebanho, não há lugar melhor que em pastos verdejantes pois esse lugar é garantia de alimento, proteínas, tranqüilidade, ... e além disso águas tranqüilas. Certamente você já deparou-se com um rio de águas turbulentas. Também já deve ter visto um rio de águas mansas. Na comparação, te pergunto: qual deles você prefere? Creio que você me responderá que o segundo rio. É deste rio que o salmista está falando. O Senhor Pastor, nos conduz até o rio de águas tranqüilas. Aí podemos beber da sua água com paz e segurança. Sem turbulências.
No verso 3 temos a seguinte expressão: “Refrigera a minha alma...” ou seja, tranqüilidade, paz alívio, felicidade (Dicionário inFormal) para a alma angustiada, abatida, cansada, afligida pelas lutas desta vida. Como se não bastasse, “guia-me nas veredas da justiça...”. Segurança e certeza de estar trilhando o caminho certo.
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.”; nesse verso (4), vemos, a total confiança que o salmista Davi tinha no Senhor Deus, criador dos céus e terra, pois fala que mesmo passando por situações que ofereçam riscos de vida, por situações adversas, momentos difíceis... o Pastor está com ele e, certamente, lhe dará o escape.
No verso de número 5, o Pastor “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.”. Nas palavras do autor isso é a certeza do controle de alguém na situação e que Deus exalta o homem. E ainda declara que, em Deus, seu cálice transborda. Isso nos fala de alegria.
Finalizando o Salmo 23 Davi fala que “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.” Demonstrando que o verdadeiro cristão deve assim agir: com bondade e misericórdia e, o mais importante, habitar na Casa do SENHOR para todo o sempre. Aleluia!