quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Naamã


2º Reis 5 v.14: “Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.”

Trata-se da história de um homem, comandante do exército da Síria, que detinha muito respeito pois por ele Deus dera livramento aos Sírios. Diz-nos as escrituras que era um homem valoroso mas LEPROSO.
Certamente essa deplorável situação lhe era desfavorável já que uma pessoa leprosa era considerada imunda (Lv. 13 v. 2-3).
Este homem tinha muitas qualidades mas seu “defeito” o tornava um homem quase que desprezível. Certamente essa situação o deixava constrangido muitas vezes.
Tinha como serviçal uma menina israelita que falou acerca de um homem, profeta, que estava em Samaria o qual lhe podia restaurar a lepra.
Foi então Naamã até a terra de Israel com carta do rei da Síria direcionada ao rei de Israel dizendo que curasse aquele homem. O rei rasgou suas vestes em sinal de humilhação e pensou que a carta era um aviso de que queria conflito.
Entra em cena Eliseu, o HOMEM DE DEUS (II Rs. 5 v.8). Ele simplesmente disse a Naamã, por intermédio de um mensageiro que o mesmo mergulhasse sete vezes no Jordão.
Em um primeiro momento ele hesitou em assim fazer. Mas depois foi até o Jordão, mergulhou as sete vezes e ficou curado (II Rs. 5 v.14)
Dessa história que a Bíblia relata podemos tirar muitas lições:
1) de nada serve ser “GRANDE” para os homens se há "defeitos" na vida. Uma ilustração: um lençol branco tendo uma pequena mancha só é visto pela mancha;
2) Em tudo há um propósito de Deus – a menina de Israel que foi levada como escrava, aparentemente, era uma desafortunada. Mas ali ela foi usada por Deus e testemunhou acerca do poder miraculoso do Deus de Israel por intermédio do profeta que havia em sua terra;
3) Em terceiro lugar destaca-se a atitude de Naamã que deu ouvidos ao que disseram seus servos indo mergulhar no Jordão. Aprendemos que, uma posição de humildade, nos momentos da vida, devemos tomar, principalmente quando estamos em situação difícil.
Ouvir e analisar o que os outros tem-nos a dizer.

Ao final da história o comandante do exército da Síria foi presenteado pelo General dos Generais com a cura e a purificação de sua lepra.
ALELUIA!